Ronda no Bairro realiza ecotrilha com crianças do Jacintinho em Rio Largo

Os Patrulheiros Mirins Ambientais do Jacintinho atendidos pelo Programa Ronda no Bairro, do Governo de Alagoas, realizaram, no último sábado (23), uma visita à fábrica da Frascalli, na cidade de Rio Largo, para uma Ecotrilha na Reserva – passeio em mata fechada até a nascente de onde a empresa retira e envasa a água que é vendida à população. A atividade fez alusão ao Dia Mundial da Água, comemorado na sexta-feira (22), e contou ainda com o apoio de professores do programa.

A aventura foi guiada pela gerente da empresa, Edênia Oiticica. Aos pequenos, Edênia ressaltou a importância da preservação do meio ambiente, bem como os cuidados necessários para a manutenção da boa qualidade da água, como forma de garantir a preservação da vida na Terra, e lembrou da importância do repasse desse tipo de ensinamento às crianças. “É importante que vocês nunca percam o amor pela natureza. Vocês são o futuro da nossa nação”, completou.

Ao todo, o espaço conta com 2,5 milhões de metros quadrados de mata atlântica preservada, com cerca de 1.800 árvores por hectare de terra, muitas delas espécies ameaçadas de extinção. O passeio percorreu cerca de 300 metros até chegar à nascente, onde todos puderam provar da água direto da fonte e, com a ajuda de Edênia, entender mais sobre o processo de captação da água mineral e os cuidados tomados para a manutenção do espaço junto de toda a sua biodiversidade.

A atividade é aberta ao público e pode ser agendada entrando em contato direto com a empresa. Esse foi o primeiro de uma série de passeios que o Ronda no Bairro deve realizar ainda este ano com as crianças assistidas por seus projetos sociais.

O superintendente do Ronda no Bairro, coronel Cícero Silva, também participou da trilha. Em entrevista, ele salientou o esforço realizado pelo programa para levar conscientização às crianças a respeito da preservação do meio ambiente. “Esse tipo de atividade, como uma espécie de aula de campo, é essencial para o desenvolvimento das crianças e ajuda a despertar ainda mais nelas a consciência para a manutenção dos nossos recursos naturais”, concluiu.

Ascom – 25/03/2019

(Visited 1 times, 1 visits today)